terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Resumo Semanal de Notícias do Mercado Imobiliário

Todo início de semana você pode conferir, aqui no blog VivaCorretor o nosso resumo semanal de notícias do mercado imobiliário. Em um vídeo, reunimos as principais notícias da semana e explicamos tudo pra você, sempre com umfoco especial no mercado imobiliário.
O resumo semanal é uma iniciativa do VivaReal e é apresentado pelo vice-presidente executivo do portal, Lucas Vargas. Você pode encontrar o resumo aqui no blog ou nos perfis do VivaCorretor nas redes sociais.
Nesta semana, falamos de 3 notícias importantes para o mercado imobiliário: a injeção de mais de 80 bilhões na economia através dos bancos públicos, o aumento da inflação do aluguel e o provável aumento dos juros para a compra da casa própria. Confira:


1- Governo Federal deve injetar mais de 80 bilhões na economia por meio dos bancos públicos

Na última quinta-feira (28), o Governo Federal anunciou que vai liberar R$ 83 bilhões na economia por meio da abertura de novas linhas de crédito. Para isso, o governo deve utilizar os bancos públicos.
As linhas de crédito serão voltadas a setores como pequenas e médias empresas, infra-estrutura, agronegócio e construção civil. Ao todo, R$ 10 bilhões devem ser voltados para o crédito imobiliário, com foco na habitação popular.

2- Inflação do aluguel sobe em janeiro

Conforme falamos já no resumo semanal do dia 25/01, as locações, que andavam com preços mais baixos, devemvoltar a subir. O aumento, que começou a ser notado já nos últimos meses de 2015, se deve, entre outras coisas, a umaprocura maior por imóveis para alugar.
O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) subiu 1,14% no mês de janeiro de 2016. No último mês do ano passado, o crescimento havia sido de 0,49% e o total acumulado no ano de 2015 foi 10,54%. Já a pesquisa do Portal VivaReal sobreDados do Mercado Imobiliário aponta que os aluguéis no país baixaram 0,4%.

3 – Crédito imobiliário diminuiu em 2015 e juros para a compra da casa própria devem aumentar em 2016

A Associação das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) anunciou na última semana que os juros para a compra da casa própria devem aumentar em 2016. O aumento seria provocado pelo aumento de saques na poupança e, principalmente, pela instabilidade econômica.
Segundo a entidade, em 2015, a queda na concessão de crédito para compra e construção de imóveis foi de 33% e, para este ano, a expectativa é que ultrapasse os 20%. Um dos motivos para a queda foi a mudança nas regras de financiamento ocorrida em 2015.
As exigências para concessão de crédito não devem aumentar, mas a situação econômica como um todo deve contribuir para que a demanda por imóveis para compra continue retraída.
Fonte: vivacorretor
Tiago Albuquerque

Nenhum comentário:

Postar um comentário