quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Casas inteligentes, automação doméstica e a nova era da tecnologia



Não é de hoje que a humanidade deseja pensar à frente do seu tempo. Há não muito tempo atrás, na década de 90, era comum ouvirmos grupos especulando sobre como seria a casa do futuro, se na virada do milênio tudo mudaria e talvez em alguns anos existiria uma sociedade moderna e repleta de tecnologia.
Os anos se passaram e as coisas mudaram, mas ainda não de forma surpreendente como se previa ou desejava. No mundo contemporâneo nós encontramos mais facilidades, os objetos que antigamente conhecíamos por algum nome hoje levam a denominação original após a palavra smart, a inteligência e a tecnologia estão dirigindo o foguete que nos leva ao novo, mas quanto mais ainda caminharemos para chegar à “casa do futuro”?
Atualmente já é possível ter um imóvel conectado
Nos principais eventos de tecnologia que aconteceram nos últimos anos foram apresentadas algumas propostas de produtos de automação doméstica que entraram em fase de testes e já são disponibilizados no mercado, mas o acesso ainda é baixo, até porque automatizar uma residência não é algo simples, muito menos econômico.
No modelo de casa conectada encontrada nos dias atuais é possível executar funções das mais simples às mais complexas, entre elas manipular a iluminação por controle remoto ou sensor de movimento, trabalhar com termostatos que escolhem a melhor temperatura do ambiente e implantar fechaduras que utilizam seu smartphone ou suas impressões digitais como chave.
Uma casa automatizada atualmente ainda permite que você ligue seu ar condicionado uma hora antes de chegar nela.
Isso acontece através de um sistema que é instalado em sua linha telefônica e exige apenas um código de segurança. Essa função também pode ser aplicada ao sistema de irrigação de jardim.
Apenas automatizar a casa não é suficiente. Para poder sentir a tecnologia em seu dia a dia é necessário implantar objetos que facilitem a sua rotina. Hoje em dia é possível encontrar objetos robotizados, que possuem um IP e um chip, em que você poderá acessar uma receita de comida na porta da sua geladeira ou sentar em uma mesa de escritório que se movimenta automaticamente para que você se sinta mais confortável e se posicione de forma saudável.
A mais recente invenção do mercado de tecnologia para casas e automação doméstica, que promete facilitar ainda mais a vida do usuário e revolucionar a forma como o mercado trabalha, foi anunciada pela Apple no início de junho, no WorldWide Developers Conference: o HomeKit.
homekit Casas inteligentes, automação doméstica e a nova era da tecnologia

De acordo com a empresa, o conceito do HomeKit é integrar os objetos inteligentes para facilitar a forma como o consumidor deste tipo de produto se organiza, uma vez que hoje em dia cada objeto é independente e precisa de um aplicativo independente. Outro aspecto interessante do HomeKit é a integração com o iPhone, desenvolvida com segurança para que pessoas mal intencionadas não tenha acesso à residência.
Todas essas novidades fazem parte da chamada Internet of things, ou internet das coisas, nome dado à terceira era da internet, que mais que unir pessoas, pretende conectar objetos e animais, promovendo um mundo mais ligado e, também, mais dependente da tecnologia.
E você? O que acharia de morar em uma residência com todas as facilidades e da proposta que este novo mundo oferece?
Fonte: Lopes / http://corretortech.com.br/

Tiago Albuquerque

Nenhum comentário:

Postar um comentário