terça-feira, 18 de novembro de 2014

Porto Alegre concorre a prêmio global de urbanismo

A plataforma #POAdigital, que conecta, em tempo real, os cidadãos de Porto Alegre com órgãos públicos, por meio de aplicativos desenvolvidos pela prefeitura da capital gaúcha em parceria com instituições, organizações governamentais e iniciativa privada, é uma das seis finalistas do prêmio World Smart Cities Awards, na categoria Cidades.

O vencedor será conhecido durante a realização da quarta edição do Smart City Expo World Congress, evento que acontece entre 18 e 20 de novembro em Barcelona, na Espanha. O projeto gaúcho concorre com iniciativas de outras grandes metrópoles - como Tel Aviv, em Israel, Hengshui, na China, e Mumbai, na Índia - e pretende repetir o desempenho obtido pelo Rio em 2013, quando a cidade levou o prêmio World Smart City por iniciativas como a revitalização urbanística do Porto Maravilha e a implantação dos serviços Central de Operações do Rio (COR) e Central 1746, duas plataformas de comunicação da sociedade com órgãos públicos.
A indicação do #POAdigital para o prêmio coincide com o aniversário de um ano de sua implantação, afirma Thiago Ribeiro, coordenador do projeto gaúcho. E também pela adesão, concretizada na semana passada, à organização de cooperação internacional World e-Governments Organization of Cities and Local Governments (WeGO), que tem como missão promover o desenvolvimento urbano sustentável com ênfase em governo eletrônico. Entre os parceiros da instituição estão ONU e Banco Mundial.
"A ferramenta é inspirada no New York City Digital e tem uma estrutura colaborativa que proporciona novas soluções a partir do engajamento da população. O governo abriu seus dados com a criação do #Datapoa e, a partir deles, 15 aplicativos já foram desenvolvidos", diz Ribeiro. Entre eles, o #Limpoa, que organiza todos os tipos de coletas de resíduos, inclusive os especiais. O coordenador do projeto destaca também a ferramenta de transporte coletivo feita em parceria com o Moovit, desenvolvido em Israel. "Em seis meses, o aplicativo registra 150 mil usuários, o que corresponde a 15% da população de Porto Alegre e 30% dos usuários de transporte coletivo da capital gaúcha." A implantação dessa estrutura não exigiu grandes investimentos. "É um trabalho que contou com o compartilhamento de informações das 32 secretarias da prefeitura. É a cidadania 2.0, que traz novas perspectivas para o cidadão."
O congresso Smart City - que reúne centenas de representantes de cidades, empresas privadas e especialistas de todo o mundo para debater soluções para melhorar a qualidade de vida das metrópoles - receberá este ano uma delegação brasileira com mais de 70 representantes de instituições públicas e empresas privadas, diz Francisco Forjales, diretor no Brasil da organizadora de eventos Fira Barcelona. O centro de exposição é considerado uma vitrine para a arquitetura brasileira, reconhecida mundialmente por obras de Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha, entre outros. Hoje, o setor desenvolve soluções para as principais demandas em termos de planejamento urbano, mobilidade, sustentabilidade, gestão e tratamento de resíduos e eficiência energética.
Nove escritórios brasileiros vão apresentar, pela primeira vez, seus projetos no estande Built in Brazil, montado pelo programa de internacionalização da arquitetura brasileira, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em parceria com a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBea). O espaço foi projetado pelo Studio Arthur Casa, que vai apresentar projeto para renovar o bairro do Pelourinho, no centro de Salvador. Os outros escritórios - Nexo Arquitetura e Construções, de Minas Gerais; Slomp&Busarello, do Paraná; 3C Arquitetura e Urbanismo e Debiagi Arquitetos, do Rio Grande do Sul; Indio da Costa, RRA e Vicente Giffoni Arquitetos, do Rio, e Estúdio Arkiz, de São Paulo - também vão apresentar projetos na área de planejamento urbano.
Fonte: Valor Econômico, Brasil, 12/11/14 / CTE
Tiago Albuquerque

Nenhum comentário:

Postar um comentário