Para um corretor de imóveis, profissional que trabalha com vendas, nada é mais importante do que realizar um bom follow up e ter mais sucesso para efetuar as negociações em questão. Mas pouca gente sabe o que é isso.
Follow up nada mais é do que um acompanhamento da venda completa, detalhadamente desde os primeiros contatos até a conclusão. Sempre entrando em contato com o cliente e com a imobiliária para ter acesso a todas as informações possíveis do processo do negócio. Isso é uma otimização das vendas e um tratamento que o profissional precisar oferecer a todos os clientes. Além disso, há o pós-venda, para saber como os novos moradores estão se ambientando, se a venda foi boa, se existe outros meios para ajudá-los, entre outros pontos.
Mas nesse texto vamos lhe explicar qual a importância do follow up para o corretor de imóveis e com base nas dicas, o profissional poderá aplicá-lo em todas as vendas que estiver efetuando.
Fidelizar clientes
Algo relevante a ser feito ao realizar um follow up é poder filtrar e “limpar” sua carteira de clientes. Selecionar alguns que você sabe que não darão retorno e colocá-los em uma lista de reserva – não o exclua permanentemente, pois não sabemos o dia de amanhã. Mas em sua lista principal, manter os clientes fieis e nada melhor para descobrir isso do que um follow up.
Como falamos acima, além do acompanhamento durante a venda, esse ato é importantíssimo depois dela e é assim que a fidelização é adquirida, por meio de um bom relacionamento. Mesmo depois que você fechar uma venda não é de sua obrigação ligar e perguntar como está um imóvel. Mas, ser um profissional diferente e oferecer esses serviços a mais é uma grande possibilidade dele voltar a te procurar ou mesmo dar boas indicações.
Entender a cabeça do cliente
Outro ponto importantíssimo para saber o do porquê fazer um follow up é entender a cabeça do cliente. Mas como fazer isso? Realizando esse processo com um cliente em potencial, você estará treinando para um futuro cliente. Vá fazendo o mesmo com o restante dos seus clientes, com a ajuda de pesquisas para conhecer o perfil de cada um e poder oferecer um material de qualidade para os mesmos. Um atendimento personalizado é a melhor solução para realizar um bom follow up.
Fonte: Só Corretor / http://www.publicidadeimobiliaria.com/
Tiago Albuqueruqe
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