quinta-feira, 30 de julho de 2015

Dicas de boa maneiras para utilização do WhatsApp por corretores de imóveis

Um dos grandes ganhos de produtividade que a tecnologia proporcionou para o corretor de imóveis é de ter ampliada a sua capacidade de comunicação. Até bem pouco tempo – mesmo na era dos smartphones – ligar e enviar mensagens via SMS muitas vezes era bem caro e, por conta disso, havia limitações na capacidade de comunicação dos corretores. Foi quando o surgiu o WhatsApp.
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Estima-se que mais de 70% dos smartphones no Brasil possuam o WhatsApp instalado, o que faz dele o meio de comunicação mais utilizado hoje em dia. Acontece que com a popularização do aplicativo, passou a ser possível ao corretor de imóveis marcar mais visitas, enviar vídeos, imagens e trocar mensagens com seus clientes.
Porém, para que o corretor de imóveis possa tirar proveito de maneira adequada desta preciosa ferramenta e não ser abusivo no seu relacionamento com o cliente, é preciso tomar alguns cuidados para não ser bloqueado:
1.   Pergunte ao cliente se você pode adicioná-lo  
Quando você adiciona um contato na agenda do seu smartphone, ele automaticamente será reconhecido pelo Whatsapp e a partir daí, será possível manter a comunicação por este canal. Mesmo com toda esta facilidade, não seja invasivo. Pergunte ao cliente se ele permite que você fale com ele por ali. Resista a tentação de surpreendê-lo com mensagens do tipo: ‘Olá Fulano, sou o corretor que lhe atendeu’, pelo contrário, peça a esta pessoa a permissão para a utilização. Faça isto através de e-mail, chat, telefone ou mesmo pessoalmente se for o caso. Isto irá diminuir sensivelmente a chance de você ser evitado e bloqueado por ele.
2. Apresente-se adequadamente
É comum corretores terem mais de um número de telefone. Muitos possuem um para cada operadora e por conta de vários motivos, acabam se perdendo diante de tantas opções, fazendo confusão e comunicando-se com seus clientes primeiro pelo WhatsApp da operadora X e terminando pelo da operadora Y.
Quando isto acontece, nem sempre ele se lembra de que a imagem em seu perfil muitas vezes não é a mesma, pode acontecer de o corretor se apresentar ora de terno, ora de camiseta, e isto pode passar uma impressão pouco profissional. Portanto tome cuidado ao escolher a imagem do seu perfil.
3.  Não pratique Spam via WhatsApp
Muitos corretores adquiram o hábito de adicionar listas de telefone em sua agenda para aproveitar os contatos no WhatsApp e desta maneira enviar suas ofertas imobiliárias. Esta prática está para o marketing da mesma maneira que o spam via e-mail. Com o agravante que a pessoa pode se sentir mais exposta e denunciar o corretor.
4. Cuidado com os grupos
Uma das funções mais utilizadas no aplicativo é a possibilidade de criar grupos para troca de informações. E como não é preciso pedir autorização para incluir alguém em um grupo, alguns corretores erram ao incluir ou criar grupos para seus clientes. Além de invasivo, esta prática pode ser um tiro no pé, adicionados a um grupo eles conversarão entre si, dividindo opiniões sobre preços e demais informações sobre seus próprios imóveis.
5. Evite enviar mensagens de voz
Um outro recurso disponível no WhatsApp é a gravação de mensagens de voz. Ótima alternativa para quem por algum motivo não pode digitar momentaneamente, a mensagem de voz não é a melhor indicação pois fica gravada por um tempo no celular de quem a recebeu, ocupando espaço e memória no aparelho. Ao invés disso, para conversar, utilize o recurso ligação via WhatsApp, presente na maioria dos smartphones com o aplicativo.
Assim como a maioria dos recursos tecnológicos, o WhatsApp é um excelente aliado para o corretor de imóveis. Sua utilização correta será capaz de proporcionar economia de tempo e dinheiro e por conta disso será possível produzir melhores resultados. Mas para isto é preciso ter consciência dos limites que se pode chegar na interação com o cliente para que os efeitos desta comunicação sejam sempre positivos.
Por: Denis Levati
Fonte: Guro do Corretor
Tiago Albuquerque


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