segunda-feira, 17 de março de 2014

Corretor, esteja atento aos diversos tipos de vagas de garagem

Conhecer detalhadamente as informações sobre as vagas de garagem do imóvel oferecido é um fator que pode ser decisivo para um corretor concluir ou não uma venda.
Até alguns anos atrás, pouco se discutia a quantidade de vagas nem tampouco seus tamanhos, pois haviam poucos carros além de pouca variedade na frota. Hoje podemos dizer que cada membro da família possui um automóvel e com os carros cada vez maiores, as informações sobre vagas são tão importantes como saber se a piscina é ou não coberta.
E como o tamanho da vaga geralmente não aparece no memorial descritivo ou no contrato de compra e venda, é importante para o corretor a atitude de solicitar as plantas do empreendimento em que trabalha ou mesmo medir a vaga no caso de imóveis prontos. Em alguns casos as vagas são citadas de maneira genérica com tamanhos P, M e G sem determinar o tamanho das mesmas.
O desenho abaixo refere-se a planta de garagem de um condomínio de alto padrão, com 4 vagas determinadas, e mesmo neste caso, o tamanho das vagas comportam 2 carros grandes e 2 populares.
vagas
Como a legislação sobre o tema é falha em vários municípios Brasil afora, sobram problemas e reclamações (experimente uma consulta ao tema no Reclame Aqui) que muitas vezes sobra para o corretor o ônus dos problemas do cliente.
Por isso é fundamental o corretor saber diferenciar os tipos de vagas encontrados nos condomínios:
1. Vaga autônoma: É aquela vaga comprada em separado, a vaga extra. É uma unidade separada da escritura do apartamento, paga IPTU e condomínio.
2. Vaga Determinada: É a preferida pela maioria dos condôminos, pois sua localização é fixa, conforme o memorial descritivo do imóvel. As despesas de IPTU já constam na escritura e não podem ser vendidas separadamente.
3. Vaga Indeterminada: É a vaga cujo uso se dá mediante o sorteio em convenção de condomínio. Não existe local determinado para estacionar e apesar de ser a mais usual é também a com a maior rejeição.
Conhecer as natureza das vagas, se elas são ou não cobertas, se o empreendimento possui  vagas destinadas a visitantes é uma informação simples, mas requer um pouco mais de atenção do que apenas a consulta aos colegas de plantão. Reserve um tempo do seu dia para ler memorial descritivo e demais itens do contrato para não ser surpreendido pelo seu cliente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário