quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Assinatura digital



O futuro das transações imobiliárias

Para agilizar a rotina agitada, as imobiliárias estão apostando cada vez mais emrecursos tecnológicos. Um exemplo disso é a utilização de plataformas de gestão, como o valueGaia, que possibilita o controle dos clientes e imóveis para o corretor, ao passo que dá ao proprietário, ferramentas para a gestão da imobiliária.

Um dos processos mais detalhados e demorados de uma transação imobiliária, é a documentação. O corretor fica responsável por levantar todos os documentos do imóvel, do cliente interessado e da proposta de aquisição, até chegar no fechamento do contrato, gerando assim uma grande demanda.

Para facilitar a vida do corretor, vamos imaginar que ao invés do mesmo correr atrás dos documentos que necessitam de certificação cartorial, ele pudesse simplesmente enviar o documento com uma assinatura digital transmitindo a mesma confiança na sua autenticidade e cumprindo todos os requisitos legais. O negócio imobiliário se tornaria muito mais simples e prático!

Essa façanha é possível com a nova tecnologia da assinatura digital, que funciona como uma assinatura reconhecida no mundo digital, e garante a identificação de pessoas ou empresas, bem como a realização das comunicações eletrônicas com segurança.

Através de um ficheiro eletrônico, que corresponde à assinatura manuscrita, se obtêm o efeito legal necessário e é possível anexar a assinatura a documentos ou arquivos. Além de identificar quem assinou, a segurança é garantida contra fraudes na assinatura.

Para obter a assinatura digital, é necessário um recurso chamado smartcard e um software assinador, também é necessário um software validador.

Em um futuro não muito distante, podemos dizer que os papéis e canetas estão com o tempo contado. Não vai demorar muito para que a burocracia seja menos impactante nas transações imobiliárias.
Fonte:
http://corretortech.com.br/ Universidade Gaia
Tiago Albuquerque

Nenhum comentário:

Postar um comentário