sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Ibama autoriza retomada das obras do Centro de Visitantes das Paineiras, no Rio de Janeiro

Projeto do Estúdio América para o antigo Hotel Paineiras estava paralisado desde 2013 por falta de licença ambiental


Kelly Amorim, do Portal PINIweb


O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autorizou a retomada das obras de reforma e ampliação do antigo Hotel Paineiras, de 1884, para transformá-lo no novo Centro de Visitantes das Paineiras, que receberá os visitantes do Corcovado e do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. O projeto é assinado pelo arquiteto Guilherme Motta, do Estúdio América, que venceu o concurso nacional promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) em 2009.
Em coletiva de imprensa realizada na última quarta-feira (12) a concessionária Paineiras-Corcovado, formada pelas empresas Cataratas do Iguaçu, Bel-Tour Turismo & Transporte e Esfeco Administração, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a prefeitura anunciaram que as intervenções parciais, orçadas em R$ 25 milhões, deverão ser iniciadas em 30 dias. Os recursos são do consórcio, que também é responsável pela operação do sistema de vans do Cristo Redentor.
As obras, iniciadas no início de 2013, estavam paralisadas desde novembro do mesmo ano, quando o Tribunal de Contas da União (TCU) questionou a ausência de licenciamento ambiental. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) solicitou algumas alterações no projeto e, ainda em 2013, emitiu a licença.
Localizado nos limites do Parque Nacional da Tijuca, o novo Centro abrigará, além de exposição multimídia permanente sobre os parques nacionais brasileiros, espaços para eventos, restaurantes, lanchonete, bar, lojas de lembranças e banheiros. Uma segunda etapa de obras, ainda não definida, inclui a construção de um estacionamento com 395 vagas. O empreendimento total foi orçado em R$ 65 milhões.
A visitação do parque acontecerá normalmente durante as obras, sendo que é recomendado aos visitantes o uso de vans para acessar o local. Enquanto a reforma estiver sendo executada, o número de vagas no estacionamento para carros particulares será reduzido.
Segundo o Paineiras-Corcovado, o centro aliará sustentabilidade e infraestrutura, com construções instaladas em locais já ocupados e sem avançar na área de mata. Está prevista a implantação de um sistema gerador de energia solar e de coleta de água da chuva, além do uso de materiais construtivos que tenham menor impacto ambiental.
A previsão é de que as obras sejam concluídas em julho de 2016, antes das Olimpíadas no Rio de Janeiro.
Fonte: PINIweb
Tiago Albuquerque

Nenhum comentário:

Postar um comentário