quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

20 cidades onde todo mundo (ou quase) tem uma casa decente

Selecionamos 20 pequenos municípios brasileiros que contrariam a realidade nacional de carência de moradias. Neles, o déficit habitacional é cinco vezes menor que a média do país



São Paulo - O Brasil ainda vai muito mal quando o assunto é moradia. O país apresenta uma carência de 6,94 milhões de domicílios - o chamado déficit habitacional -, o que representa mais de 12% do total de lares.
Na contramão da tendência nacional, estão pequenos municípios onde quase todo mundo pode usufruir de uma residência minimamente digna.
Baseado em levantamento feito pela Fundação João Pinheiro (FJP) e pelo Ministério das Cidades, EXAME.com selecionou as 20 cidadesque apresentam menor déficit habitacional no país, considerando o tamanho da população.
Para que uma família resida num domicílio considerado adequado, é preciso que ela não caia em nenhum dos critérios a seguir:habitação precária (moradias improvisadas ou rústicas), coabitação familiar (famílias que convivem sob o mesmo teto por questões econômicas, mas que têm intenção de ter casa própria), valor muito alto de aluguel (superior a 30% da renda familiar) ou grande adensamento de moradores em imóveis alugados (mais de três por dormitório).
As cidades que tiveram os piores resultados em números absolutos foram: São Paulo (474 mil unidades), Rio de Janeiro (220 mil) e Brasília (126 mil).
Entretanto, em valores relativos, a liderença é de São João do Arraial (PI), onde 80,6% das casas preenchem ao menos um dos requisitos de déficit habitacional.
Segundo o estudo, mais de 70% dos casos de lares inadequados estão ligados à coabitação familiar (43,1%) e ao ônus excessivo com aluguel (30,6%). A pesquisa se baseou em dados do Censo Demográfico 2010 e considerou todos os mais de 5,5 mil municípios brasileiros.
As 20 cidades que apresentaram os melhores resultados têm em comum o fato de serem bem pequenas. A maior delas, Barão do Triunfo (RS), tem pouco mais de 7 mil habitantes.
Em relação ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), nenhuma possui valor considerado baixo, embora a maioria não seja exatamente próspera.
E, como pode ser visto a seguir, metade delas está no Rio Grande do Sul. Confira os municípios com menor déficit habitacional do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário