quarta-feira, 1 de abril de 2015

Expografia original de Lina Bo Bardi começa a ser retomada no Masp

Exposição Arte do Brasil até 1900 reconstitui projeto da arquiteta para mostra de 1957 na Faap

Gabriela Domingues Fachin

A exposição Arte do Brasil até 1900, que fica em cartaz no Masp até 6 de junho, marca o início do trabalho de resgate da expografia original de Lina Bo Bardi na gestão da nova direção artística do museu. A equipe composta pelos arquitetos Martin Corullon, Helena Cavalheiro e Juliana Ziebell, do escritório Metro Arquitetos, reconstitui na mostra o projeto de Lina para a exposição do acervo do Masp na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), em São Paulo, entre 1957 e 1959.

Um dos próximos passos é a atualização da expografia da antiga sede do Masp, na Rua 7 de Abril, para a galeria do primeiro pavimento, com previsão de abertura dia 9 de abril. 
Os arquitetos do Metro, responsáveis também pelo redesenho e readequação dos espaços internos do museu, trabalharão na recuperação do próprio edifício, com o objetivo de restaurar sua espacialidade e características originais como a transparência, que foram perdidas devido a intervenções provisórias. 
O resultado do processo de recuperação dos espaços expositivos do Masp será a retomada dos cavaletes de vidro para exibição da coleção permanente no segundo andar do museu, que está prevista para o segundo semestre de 2015.
Fonte: http://au.pini.com.br/
Tiago Albuquerque

Nenhum comentário:

Postar um comentário