segunda-feira, 27 de abril de 2015

Projeto de Santiago Calatrava para a Universidade Politécnica da Flórida é eleito o melhor do mundo em aço estrutural

Premiação da AISC reconheceu o edifício de 68 mil m² como o mais tecnológico e inovador em uso do material


Kelly Amorim


O edifício da Universidade Politécnica da Flórida, nos Estados Unidos, projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, foi eleito a melhor construção em aço estrutural do mundo pelo Instituto Americano de Construção em Aço (AISC). Construído ao custo de 60 milhões de dólares em uma área de 68 hectares na região de Lakeland, o prédio inaugurado em agosto de 2014 tem 60 mil m² de área construída e abriga laboratórios, salas de aula, escritórios, salas de reunião e um anfiteatro.
O edifício de fachada horizontalizada possui uma enorme estrutura de alumínio abobadada que liga o chão ao topo da estrutura construída com concreto e paredes de vidro. Na parte de cima, quando as “grelhas” se encontram, é formada uma claraboia que permite o uso de luz natural no interior do prédio e reduz em 30% o consumo de energia elétrica.
O projeto prevê, para os próximos meses, a instalação de painéis fotovoltaicos para captação de energia solar na cobertura. O objetivo da premiação do AISC é reconhecer os melhores projetos em aço estrutural, considerando conceitos como tecnologia e inovação.
Fonte: PINIweb
Tiago Albuquerque

Nenhum comentário:

Postar um comentário