terça-feira, 28 de abril de 2015

Helena Ayoub (Haasa) + Cesar Shundi (Siaa) projetam escola em bairro periférico de Campinas, SP, com captação de água da chuva e resfriamento de ar por geotermia

Por: Marcos de Sousa Fotos: Lauro Rocha


Helena Ayoub (Hasaa) + Cesar Shundi (Siaa) . Campinas, SP . 2009/2015
O bairro de Jardim Marisa era um descampado em 2009, quando os arquitetos Helena Ayoub e Cesar Shundi iniciaram os primeiros estudos para o projeto da escola do bairro, a convite da Fundação para o Desenvolvimento Escolar (FDE). 'Mal era possível localizar os limites da área, porque o arruamento não estava bem definido', explica Shundi. Seis anos se passaram e o elegante edifício escolar se tornou a principal referência da localidade, hoje ocupada por centenas de pequenas casas de alvenaria ao lado da rodovia que dá acesso ao aeroporto de Viracopos, em Campinas, SP.
Vista da estrada, à luz do dia, a escola surge como uma moderna fábrica horizontal, quase inteiramente branca. Texturas e cores vão surgindo à medida que o observador se aproxima da grade metálica que separa o prédio da rua: verde, vermelho, marrom, rosa, azul e amarelo, muito amarelo. A grande surpresa, visível já no pátio interno da escola, é o intrigante mosaico formado por elementos vazados de concreto, em composições aleatórias, recurso presente em todos os ambientes sociais da escola. O estudo de cores e da composição dessas pequenas aberturas foi elaborado pela artista Mirella Marino, que soube quebrar o peso visual das linhas horizontais predominantes na construção.
Fonte: http://au.pini.com.br/
Tiago Albuquerque

Nenhum comentário:

Postar um comentário