quarta-feira, 1 de abril de 2015

Recuo no setor imobiliário muda ações de marketing


A freada do setor imobiliário tem motivado novas ações de marketing de diversas construtoras de Belo Horizonte na tentativa de superar o mau momento vivido pelo setor.
Ofertas como um ano de condomínio grátis, vale-compras em LOJAS de eletrodomésticos ou isenção de taxas como o Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) estão agregadas à venda de apartamentos nos quatro cantos da capital.
Em fevereiro, o volume de empréstimos concedidos para construção e aquisição de imóveis foi de R$ 6,45 bilhões, valor 27% menor do que no mesmo mês de 2014. Na comparação com janeiro, a redução chegou a 29,4%, segundo dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).
A entidade afirmou, por meio de nota, que os motivos para a queda foram “menor número de dias úteis no mês, devido ao Carnaval, à desaceleração da atividade imobiliária decorrente do menor dinamismo da economia doméstica e à tendência de evolução lenta do crédito, registrada pelo Banco Central”
Os valores destinados para o crédito imobiliário no primeiro bimestre de 2015 também caíram. Na comparação com o mesmo período de 2014, os R$ 15,6 bilhões representam um montante 8,2% menor. Nos últimos 12 meses até fevereiro, o total foi de R$ 111,5 bilhões, valor 1,9% inferior ao registrado nos 12 meses anteriores.
O presidente da Câmara de Mercado Imobiliário da Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais (OAB-MG), Kênio de Souza Pereira, explica que, por ser cíclico, o mercado imobiliário utiliza de ferramentas promocionais para incentivar o consumo sempre que há queda na demanda.
“É o mesmo que acontece quando há queda nas vendas de carros e as concessionárias oferecem benefícios como IPVA grátis, som incluído e seguro. São estratégias de vendas muito comuns e, em um momento de crise, é previsível que voltem a surgir PROMOÇÕES como armários embutidos, ar condicionado nos quartos e coisas do tipo”, comenta.
Pereira alerta, ainda, para os cuidados que todo consumidor deve ter no momento de avaliar os benefícios reais agregados ao valor dos imóveis que são vendidos com brindes, prêmios ou grandes promoções.
“Grande parte da população não está habituada a fazer cálculos financeiros, então esses brindes e benefícios não podem ser os únicos determinantes para a compra do imóvel”, acrescenta.


Fonte:  Hoje em Dia - Raul Mariano 

Tiago Albuquerque

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