quinta-feira, 24 de abril de 2014

A requalificação do espaço urbano



Na busca por mais sustentabilidade e qualidade de vida para a capital cearense, o criativo mundo da decoração, da arquitetura e do urbanismo ampliou soluções interessantes e apresenta novidades de intervenções para os espaços da cidade. No centro do debate, a principal peça de todo esse jogo de xadrez urbano: os cerca de 2,5 milhões de moradores de Fortaleza e seus desejos por um lugar mais agradável para viver e conviver socialmente, com conforto e com acessibilidade.
Destaque na última edição de 2013 da Casa Cor, o projeto Estar Urbano – modalidade Parklet – assinado pelas arquitetas Liana Feingold e Laura Rios, foi um dos mais badalados do evento e acaba de ganhar um site. O projeto é pioneiro nas regiões Norte e Nordeste.
“Os parklets são instalações públicas que beneficiam a cidade e que qualificam o espaço urbano. São locais onde o transeunte pode relaxar, aproveitar e apreciar mais a cidade. Para que ele funcione é imprescindível a participação da iniciativa privada, que recebe retorno através da inclusão de suas marcas em projetos inteligentes e sustentáveis para cidade”, destaca Liana Feingold.
De acordo com a arquiteta, a ideia é fazer parcerias com empresas privadas que estejam em sintonia com os valores de cidadania, urbanidade e bem estar social. “Uma cidade saudável se torna convidativa para as pessoas de outros lugares que passam por aqui, se sentem bem e retornam”, avalia ela.
Apesar da concepção do parklet ocupar uma ou mais vagas de estacionamento, a arquiteta Laura Rios destaca que o projeto não é contra o uso do carro. “Embora ele ocupe, geralmente, uma ou duas vagas do que seria um estacionamento, o projeto é uma forma de repensar e reorganizar as demandas do espaço público da cidade. Ele proporciona conforto aos transeuntes e valoriza diálogos entre diversas artes urbanas”.
Por Emanuel Furtado

Nenhum comentário:

Postar um comentário