sábado, 15 de março de 2014

Monitorar os visitantes do seu site é fundamental



A utilização da internet como ferramenta para a captação de clientes – seja por meio de sites ou redes sociais – tornou-se um aspecto fundamental na estratégia de marketing do setor imobiliário. Entretanto, muitas imobiliárias e corretores de imóveis ainda têm uma postura um tanto passiva no que diz respeito a este relacionamento na grande rede. Disponibilizar o serviço no mundo virtual é apenas o primeiro passo de uma caminhada rumo ao sucesso.
Criar um site e não fazer ideia do tipo de cliente que o está acessando e que tipo de serviço ele busca é um total desperdício de tempo. É como panfletar: não se sabe o que o indivíduo achou do seu prospecto, se ele tem interesse em algum serviço que não está no folheto, mas que você poderia oferecer… Não se sabe, inclusive, se as pessoas de fato leram seu prospecto. Enfim, monitorar os visitantes é algo obrigatório para adequar o site às necessidades deste internauta.
Como fazer isso? A solução surgiu há alguns anos, quando uma ferramenta chamada Google Analytics causou uma revolução no relacionamento entre donos de sites e internautas. Graças a ela, tornou-se possível identificar o perfil do cliente que acessa a página. O Google Analytics fornece informações como a localização geográfica e a forma como este internauta chegou ao site. Além destas, há outras funcionalidades como monitoramento de redes sociais como o Facebook, o que permitirá conhecer quais itens do seu site foram mais compartilhados e curtidos, por exemplo.
Percebe-se, portanto, que o Google Analytics é uma ferramenta fundamental quando se pensa em foco e direcionamento de negócios na internet. Trazendo tal conceito para o ramo imobiliário, fica claro que são muitas as vantagens desta tecnologia. O administrador de umsite de imobiliária poderá, por exemplo, avaliar quais são os tipos de imóveis mais visitados na página e, assim, investir mais em tal segmento. Outra vantagem é a possibilidade de criar um marketing digital mais direcionado, de acordo com o perfil de seus clientes.
Portanto, fica claro que um novo paradigma foi estabelecido. Não é mais possível que empresas do ramo imobiliário não tenham domínio sobre o modo como seu site é visto na internet e qual o perfil dos usuários da página. Nos dias de hoje, o relacionamento virtual deixou de ser uma incógnita – no sentido de não se saber quem está do outro lado.
As empresas agora tem à mão uma ferramenta que permite o estabelecimento de uma estratégia de marketing altamente eficaz. Só ficará tateando às escuras quem quiser.

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